Barueri prepara ações para a primeira Semana do Bebê.

Na quarta-feira, 5, a Coordenadoria de Ações Básicas de Saúde de Barueri realizou uma atividade especial dedicada aos bebês e suas mães na Unidade Básica do Parque Imperial.
No período da manhã, profissionais da Saúde, como fonoaudióloga, nutricionista, psicóloga e fisioterapeuta, ensinaram a prática de Shantala, uma técnica indiana de massagem que estreita ainda mais o contato mãe e bebê. Ela também falaram sobre temas pertinentes aos cuidados das crianças.
A ação deu início à I Semana do Bebê, que acontece até dia 15 e integra uma mobilização social apoiada pelo Unicef, que tem como objetivo tornar prioridade na agenda dos municípios brasileiros os direitos à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até seis anos. O evento, que está acontecendo pela primeira vez em Barueri, reúne representantes das secretarias de Saúde, Cultura, Educação, Esportes, Mulher, Promoção Social, Meio Ambiente e Direitos da Pessoa com Deficiência.

A programação contempla a Hora do Conto, leitura para gestantes, confecção de livros de pano para nenéns, matroginástica, palestras com ginecologistas e fonoaudiólogas, grupos de aleitamento, cuidados com o recém nascido e oficinas de música, entre outras atividades. Veja a programação completa nas páginas 26 e 27.
Profissional da área de Saúde ensina à mãe a técnica da Shantala

OBJETIVO É VALORIZAR A 1ª INFÂNCIA
O objetivo da Semana do Bebê é incentivar os municípios a realizarem uma grande mobilização em favor da primeira infância. Essa é uma iniciativa realizada anualmente há 14 anos no município de Canela (RS) e, em 2010, com o apoio do Unicef, a experiência foi sistematizada e apresentada na publicação “Como realizar a Semana do Bebê em seu município”. A partir dessa metodologia, a Semana do Bebê também passou a ser divulgada para outras regiões do País.
Ao realizar a Semana do Bebê, cada município contribui com o “Compromisso

com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”, iniciativa do Unicef e dos governos dos EUA, Índia e Etiópia, em apoio à estratégia “Toda Mulher Toda Criança”, da Assembléia Geral da ONU, lançada em 2010. Esse compromisso tem como objetivo acelerar os esforços dos governos e da sociedade para reduzir as mortes evitáveis de crianças de até 5 anos, com ênfase nos primeiros dias de vida. Tem também foco especial para famílias com gestantes, mães, e bebês, incentivando o fortalecimento da relação mãe-bebê e cuidador-bebê, e exigir políticas públicas de qualidade para a primeira infância.


O que é o Unicef
O Fundo das Nações Unidas para as Crianças (Unicef) foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1946 como um fundo emergencial para socorrer as crianças das nações devastadas pela II Guerra Mundial.
O organismo Hoje está presente em 191 países e territórios, ajudando na sobrevivência e no desenvolvimento de meninas e meninos.
Presente no Brasil desde 1950, o Unicef atua ao lado dos governos federal, estaduais e municipais; sociedade civil, setor privado, mídia e organizações internacionais tendo como prioridade a defesa, promoção e proteção dos direitos de cada criança e adolescente a sobreviver e se desenvolver; aprender; ser protegido e se proteger de doenças; crescer sem violência e estar em primeiro lugar nas políticas públicas.


CLIPPING
Fonte: Diário Oficial de Barueri
Edição: 802 de 07/05/2016
Reportagem: Letícia Fortino
Fotografia: Letícia Fortino

Nenhum comentário:

Postar um comentário